Calhas obstruídas são um risco para o imóvel
A desobstrução de calhas é essencial para garantir a funcionalidade e a longevidade do sistema de drenagem de um imóvel. Quando as calhas estão obstruídas por folhas, galhos ou detritos, a água da chuva pode se acumular e transbordar, causando infiltrações e danos estruturais nas paredes, telhados e fundações, com isso, esse acúmulo de água devido à má drenagem pode levar à infiltração em áreas internas. O excesso de peso causado por água parada e detritos nas calhas pode danificar as fixações das calhas e até comprometer partes do telhado.
Além dos prejuízos ocasionados ao imóvel, também existe a questão de saúde. Calhas obstruídas podem reter água parada, criando um ambiente propício para a proliferação de mosquitos e outras pragas e também as infiltrações podem favorecer o desenvolvimento de mofo e bolor que estimulam o aparecimento de alergias e problemas respiratórios, prejudicando a saúde dos moradores.
A limpeza regular garante que a água seja desviada adequadamente para os locais corretos, evitando alagamentos em áreas indesejadas, como quintais ou porões.
A manutenção do sistema pode prolongar a vida útil das calhas, o que no longo prazo representa uma economia de recursos. Detritos acumulados podem acelerar o desgaste do material das calhas, especialmente em regiões com muita umidade ou sujeira, reduzindo sua vida útil.
Recomenda-se verificar as calhas regularmente, especialmente antes e após períodos de chuvas intensas, para evitar problemas maiores e economizar com reparos futuros e também manter evitar problemas à saúde dos moradores.