Formigas: um perigo quase invisível

Elas são quase imperceptíveis e muitas vezes são percebidas apenas quando estão em um grupo grande, aglomeradas ao redor de um pedaço de alimento caído no chão ou mesmo perto do recipiente de lixo. As formigas, embora muitas pessoas não saibam, podem transmitir inúmeras doenças e são consideradas por especialistas mais perigosas até mesmo que as temidas baratas.

Um aspecto importante a ser observado é que seria impossível saber em que tipo de produto jogado no lixo ou simplesmente por estar na rota delas que tenha tido contato com as formigas. O certo é que pelo seu tamanho reduzido ela é capaz de contaminar copos, talheres, panelas, alimentos, temperos e qualquer outro item que seja usado nas refeições ou tenha relação direta com a nossa alimentação.

As formigas se alimentam até mesmo de outros insetos mortos, sejam ratos, baratas, entre outros. Por isso, apesar de sua aparência inofensiva, devemos ter cuidado com a proliferação de formigas em qualquer tipo de ambiente. De fato elas carregam, mesmo que não seja de forma intencional, vários tipos de fungos, bactérias, vírus e organismos que podem resultar em doenças infecciosas nos humanos.

Um local onde o cuidado deve ser redobrado em relação à presença das formigas é a cozinha. É importante manter limpos os locais onde são armazenados os alimentos e os utensílios usados para prepara-los e servi-los. Lavar novamente caso perceba que há formigas é sempre recomendável. Deixar restos de comida ou mesmo bebidas em mesas, pias ou armários é um convite para que as formigas apareçam.

Um primeiro passo para se evitar problemas de saúde causados pelas formigas é saber que elas são agentes de contaminação. Há métodos caseiros ou mesmo venenos comercializados que podem servir para combater as formigas, mas em caso de infestações que fujam do controle é fundamental procurar ajuda profissional. As empresas especializadas em controle de pragas tem soluções que podem resolver o problema e de forma rápida e eficiente garantir mais proteção contra as formigas, garantindo assim mais saúde para todos.


Mais Notícias

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...

Quais as principais formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti?

    A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é crucial para evitar a propagação da doença. Aqui estão algumas dicas para evitar a prolif...

A dedetização consciente e a responsabilidade das empresas

A dedetização consciente refere-se a abordagens e práticas de controle de pragas que são realizadas de maneira responsável, minimizando os impactos ambientais e &a...