Prevenir entupimentos reduz transtornos e ainda gera economia

O funcionamento do sistema de tubulações de uma casa, em suas diversas formas de aplicação, está sujeito aos chamados entupimentos. Em geral, quando há algum impedimento no fluxo natural da água que passa pela pia para acessar a rede de esgoto, ou mesmo dos resíduos do vaso sanitário, os transtornos são enormes.

Quando tudo está funcionando normalmente é comum não prestar atenção nas tubulações, mesmo assim existem alguns sinais que podem ser observados para se prevenir futuros entupimentos. O escoar da água da pia pelo ralo, por exemplo, se perceber que está mais lento que o usual pode ser algum indício de que pode estar alguma barreira que está se acumulando nos dutos.

O primeiro passo para se prevenir entupimentos está em exatamente evitar que restos de comida ou objetos pequenos de qualquer tipo de material desçam pelo ralo. Em se tratando da pia do banheiro, é fundamental evitar o acúmulo de cabelos no ralo para que não venham a obstruir a tubulação depois de cair no fluxo da água que corre pelo duto.

Outra recomendação é em intervalos de tempo de cerca de seis meses preparar uma solução de detergente neutro com água quente e jogar nas pias, tanto do banheiro quanto da cozinha. Este procedimento simples auxilia a desprender resíduos ou mesmo gordura que possam estar obstruindo o funcionamento da tubulação. Sempre fica o alerta para os cuidados de se manusear água quente para se evitar queimadura.

Apesar de ser um item que passa despercebido por muitas pessoas, as caixas de gorduras são importantes para a prevenção dos entupimentos. Certifique-se de que em sua cozinha existe uma delas instalada e em caso negativo providencie a sua instalação e siga as recomendações de limpeza da mesma corretamente.

Quando o entupimento atinge a rede de esgoto, geralmente o grau de dificuldade de resolver o problema aumenta. Em primeiro lugar devido à dificuldade que se tem de encontrar o ponto correto da obstrução na tubulação. Além disso, nem sempre se tem em casa o aparelho, mesmo que seja improvisado, adequado para desentupir de forma eficiente.

Em casos de entupimento na rede de esgoto, para evitar que tenha gastos desnecessários ao quebrar paredes e tubulações para tentar desentupir, recomenda-se buscar ajuda de uma empresa especializada. Além de dispor de equipamentos específicos para solucionar cada tipo de entupimento, os técnicos detém o conhecimento necessário para desobstruir a tubulação sem evitar interferências desnecessárias como quebrar uma parede sem precisar ou mesmo romper dutos a esmo para localizar o entupimento. Fica a dica!

 

Procurando por uma empresa de desentupimento que supere as suas expectativas? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma visita técnica!


Mais Notícias

Além do Aedes aegypti, existe outro mosquito que transmite a dengue?

Quando se fala em dengue, logo se pensa no mosquito Aedes aegypit, o principal transmissor da dengue. Mas sabia que além do Aedes aegypti, existe um outro mosquito que também é vetor da doença? Ele &...

Os perigos das aranhas peçonhentas no ambiente urbano

As aranhas venenosas no ambiente urbano representam um risco potencial para a saúde humana, especialmente se forem aranhas peçonhentas, que possuem veneno capaz de causar danos significativos.

Aranhas pe...

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...