O saneamento básico e a proliferação das pragas urbanas

Para entendermos melhor a relação existente entre saneamento básico e a proliferação de pragas urbanas é necessário entender alguns conceitos, a começar pelo de saneamento básico que de maneira bem sucinta consiste em garantir à população as condições mínimas para sobreviver com saúde. A falta deste tipo de política pública interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas e pode resultar em fatores que colaboram para o aparecimento de doenças causadas por pragas urbanas e outros fatores de contaminação.

 

São ações de saneamento básico a oferta de água tratada, o tratamento do esgoto incluindo a coleta correta do mesmo por meio do sistema de captação e a correta destinação do lixo. Elas são básicas e, por isso mesmo, devem ser de interesse das autoridades públicas a sua total implantação nas cidades, pois sua ausência resultará em redução da expetativa de vida de todos.

 

Dados não oficiais dão conta de que o número de pessoas que morrem todos os anos em decorrência da falta de saneamento básico em todo o mundo seria cima de 4 milhões, um número alarmante e que deve ser reduzido o mais rapidamente possível. 

 

Além disso, O resultado da falta de saneamento básico é a propagação de pragas urbanas como os ratos, baratas, mosquitos, entre outros. E elas são as responsáveis diretas pela proliferação de doenças como a febre amarela, a dengue, a malária, infecções e a leptospirose.

 

É importante salientar que nem sempre os governos tomam todas as medidas necessárias para ampliar o acesso da população ao saneamento básico e por isso são comuns o aparecimento de várias pragas urbanas mesmo em cidades em que foram implantados os sistemas de tratamento de água, esgoto e dos resíduos sólidos.

 

Portanto, é fundamental que todos adotem medidas preventivas para o controle das pragas urbanas. Nem sempre é fácil acabar com ratos ou baratas, porém existem empresas especializadas no mercado que oferecem serviços eficientes para dar fim a este problema. Elas são fiscalizadas pelos órgãos de vigilância em saúde para aplicar métodos de combate às pragas urbanas que não tragam prejuízo à saúde das pessoas.

 

Consulte sempre uma empresa especializada antes de usar métodos paliativos, pois a profissionalização do setor trouxe melhores resultados para aqueles que precisam deste tipo de serviço. 

 

Procurando por uma empresa de dedetização que atenda as suas expectativas? Entre em contato conosco agora mesmo e solicite uma visita técnica!


Mais Notícias

Conheça o perigo dos escorpiões no ambiente urbano

Os escorpiões são aracnídeos que podem representar um problema em áreas urbanas devido à sua capacidade de adaptação a diferentes ambientes e à busca por abrigo e alimento...

Quais as principais formas de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti?

    A prevenção contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, é crucial para evitar a propagação da doença. Aqui estão algumas dicas para evitar a prolif...

A dedetização consciente e a responsabilidade das empresas

A dedetização consciente refere-se a abordagens e práticas de controle de pragas que são realizadas de maneira responsável, minimizando os impactos ambientais e &a...