Pulgas, tipos e doenças.
As pulgas são pequenos insetos hematófagos (que se alimentam do sangue de seu hospedeiro) bastante ativos e de grande importância médico-veterinária, pois podem ser vetores de doenças, hospedeiros intermediários de parasitas, além de algumas espécies poderem penetrar na pele do hospedeiro e causar danos como irritação devido às picadas.
Os generos mais conhecidos, e nos causa mais problemas, são:
Pulga do Rato - Xenopsylla cheopis.
Pulga do Homem - Pulex irritans.
Pulga do Gato - Ctenocephalides felis
Danos causados ao Homem
As pulgas têm grande importância médico-veterinária uma vez que algumas espécies são responsáveis pela transmissão de doenças.
As pulgas podem ser classificadas segundo a sua importância parasitológica em dois grupos: parasitas propriamente ditos e vetores biológicos ou hospedeiros intermediários.
Como parasitas, podem provocar dermatites e reações alérgicas, reações inflamatórias as quais podem determinar infecções secundárias causadas por agentes oportunistas (fungos e bactérias). Um exemplo é o "bicho de pé" (Tunga penetrans).
Podem ser vetores biológicos de organismos como as riquétsias que podem causar a tifo murino (moléstia aguda e febril) nos homens ou de bactérias que podem causar peste bubônica e salmoneloses.
Além disso, como hospedeiros intermediários, as pulgas podem transportar vermes cestódeos que também causam moléstias ao homem.
Métodos de Prevenção
Para a prevenção contra a infestação de pulgas, é necessário manter sempre limpo o local onde os animais domésticos dormem, bem como os próprios animais.
Se o piso da casa for de tacos ou tábuas, é necessário vedar as frestas que podem servir de abrigos para pulgas. Além disso, a casa, os tapetes e os capachos devem ser limpos freqüentemente e os jardins e quintais podados periodicamente com a finalidade de impedir o desenvolvimento das larvas.
Se durante a limpeza da casa o aspirador de pó for usado, é indispensável que o filtro seja descartado após a limpeza para que as larvas não se desenvolvam.
Alimentação
As pulgas são necessariamente insetos hematófagos. As fêmeas necessitam de sangue para realizar a postura de ovos e os machos, para estímulo no encontro sexual.